Notícias


Benefícios de usar aparelhos auditivos

21/01/2021
A perda auditiva impacta a vida em vários níveis. As pessoas tendem a se tornar mais retraídas, enfrentar dificuldades na execução de determinados trabalhos e ao realizar atividades cotidianas. O uso do aparelho auditivo, por exemplo, pode proporcionar benefícios e uma melhor qualidade de vida. Esse pequeno dispositivo, colocado na orelha, pode elevar a autoestima e proporcionar liberdade para as atividades diárias. Confira algumas das vantagens.

Benefícios dos aparelhos auditivos:
Além dos benefícios relatados pelos usuários dos aparelhos, a comunidade médica realiza frequentemente estudos sobre problemas auditivos. Um deles afirma que há melhora no aprendizado escolar, enquanto outro fala sobre melhorias na saúde mental, e vários trazem dados sobre uma melhor interação social.

Voltar a ouvir:
Este parece um benefício um tanto óbvio, mas somente quem enfrenta problemas auditivos percebe como voltar a ouvir é significativo. Você passa a perceber detalhes que haviam sumido ou estavam reduzidos a pequenos ruídos: escutar o riso do seu filho, o canto dos pássaros, o acorde em uma canção. Tudo isso pode ser vivenciado novamente.

Melhorar a convivência familiar:
Entre os benefícios dos aparelhos auditivos está a melhora na relação com a família. Quando você ou algum parente perde a audição, isso gera mudanças em todo o círculo familiar: as pessoas pedem ajuda ou o chamam em algum cômodo, e você não escuta, ou pedem, com frequência, para baixar o volume da televisão. Esses conflitos por falhas na comunicação tendem a diminuir muito com o uso dos aparelhos.

Melhorar o convívio social:
Não é apenas com a família que uma pessoa com deficiência auditiva se relaciona. A questão é que muitas vezes, a pessoa tende a se isolar e evitar ambientes e situações que envolvam interação social. Ao utilizar os aparelhos auditivos, a vontade de socializar surge novamente. Afinal, você consegue entender de novo o que as pessoas estão dizendo.

Melhorar as relações no trabalho:
Independentemente da área de atuação do deficiente auditivo, sempre será necessário interagir, em algum nível, com clientes ou colegas de trabalho. Quando você faz uso do aparelho, as relações tornam-se mais fluidas. Indiretamente, melhora-se a confiança e a autoestima, permitindo realizar com tranquilidade as atividades profissionais.

Perceba como são várias as vantagens em usar aparelhos auditivos. O melhor é que existem vários modelos no mercado para se adaptar aos mais diferentes perfis de usuários. Sendo assim, caso você ou alguém próximo tenha algum problema de audição, procure ajuda e saiba mais detalhes sobre os tratamentos disponíveis. Nós do Instituto Ouvir, por exemplo, estamos sempre aqui para atendê-lo.