Notícias


A diferença entre aparelho auditivo e amplificadores

07/06/2021

O aparelho auditivo e o amplificador são equipamentos que têm como função principal amplificar as ondas sonoras para que uma pessoa possa ouvir os sons no ambiente ao seu redor. Entretanto, as semelhanças param por aí. Inclusive, somente o aparelho auditivo é indicado para quem tem perda auditiva. O amplificador, como o próprio nome diz, apenas aumenta o volume dos sons. Ao contrário do amplificador, o aparelho auditivo amplifica apenas os sons necessários para a comunicação do usuário e reduz o ruído de fundo. Todo esse processo é feito automaticamente, de acordo com o ajuste ideal para cada usuário.

Esse ajuste é definido após o resultado da audiometria. O exame fornece informações como o grau e o tipo da perda auditiva, fundamentais para determinar o tratamento mais indicado.

Também é importante ressaltar que o usuário de aparelho auditivo tem acompanhamento constante do fonoaudiólogo, que participa de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva, desde o diagnóstico e indicação até a realização dos acompanhamentos periódicos.

Portanto, apesar do preço do amplificador parecer atrativo e ter a possibilidade de ser adquirido pela internet, o equipamento não atende às necessidades de pacientes com deficiência auditiva. Pelo contrário, o uso frequente do amplificador pode trazer prejuízos à audição e aumentar o grau da perda auditiva. Isso porque ele funciona como uma espécie de fone de ouvido. Dependendo do tempo de exposição e intensidade, o som alto danifica as células ciliadas, que não são regeneradas pelo organismo.

Ignorar a perda auditiva e deixar de procurar tratamento adequado e com um profissional especializado traz prejuízos à saúde. Além das complicações relacionadas à perda de audição propriamente dita, a deficiência auditiva não tratada coloca em risco a saúde física e mental. Cansaço excessivo, depressão e redução da capacidade cognitiva são alguns dos problemas associados. Por isso, não brinque com sua saúde! Faça um check-up auditivo com frequência e trate sua audição corretamente.