Notícias


As hastes de algodão podem causar perda auditiva?

11/12/2018 Bolsa de Mulher

De tempos em tempos aquela coceira ou incômodo no ouvido são logo resolvidos com uma medida rápida e prática: usar hastes de algodão para limpar e higienizar as orelhas. Apesar de ser uma atitude super comum, ela também pode ser bem perigosa! Isso porque o objeto pode perfurar o tímpano e causar, entre outros problemas, uma perda auditiva.

"Limpar os ouvidos com hastes flexíveis pode causar uma lesão a esse órgão, que é muito sensível. Além de otites externas e sangramentos, também existem casos de infecções e lesões na membrana timpânica, como a perfuração do tímpano – e, em casos mais extremos, até surdez", explica a otorrinolaringologista Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, mestre em clínica cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo a especialista, para fugir desses problemas é necessário evitar o uso das hastes, já que o ouvido tem um sistema de limpeza próprio para expelir o excesso de cera produzido. Além disso, ela forma uma camada de gordura que protege a pele do ouvido e previne a entrada de bactérias, fungos, vírus e corpos estranhos, o que faz com quem ela não deve ser completamente tirada. “Todo mundo tem cera no ouvido, alguns mais e outros menos, é normal essa variação. Porém, se o excesso começa a incomodar, o ideal é procurar um médico”, ressalta.

Fonte: Bolsa de mulher