Notícias


AUDIOMETRIA OCUPACIONAL É UM DIREITO SEU !

13/06/2019

audiometria ocupacional é um exame auditivo rápido, indolor e muito simples que tem grande importância para detectar e avaliar alterações auditivas em trabalhadores que passam boa parte do tempo expostos ao ruído.

Os ruídos provocados no ambiente de trabalho podem ser prejudiciais para audição de qualquer pessoa, sendo capazes de gerar problemas como zumbido no ouvido, perda auditiva (leve ou severa) e até mesmo surdez súbita.

Além de ser um dos mais práticos exames auditivos, a audiometria ocupacional também é prevista pelas leis trabalhistas de acordo com os critérios propostos pela NR-7. Dessa forma, o exame dever feito em três ocasiões: no momento de admissão dos funcionários, a cada seis meses de trabalho e em casos de desligamento deles.

Apesar desse exame ser indicado para todos os profissionais, alguns precisam ter mais atenção com suas rotinas. Segundo pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas, da Unicamp, quem trabalha com transporte de cargas é mais propenso a desenvolver problemas auditivos por conta do ruído.

A pesquisa ainda avaliou a perda auditiva em cinco categorias profissionais. Ao todo, foram avaliados audiometrias recentes de 1.254 trabalhadores do setor metalúrgico, 266 trabalhadores do setor calçadista, 236 de transportadores de carga, 234 trabalhadores em cerâmicas e 150 da indústria cervejeira, todos expostos ao ruído ocupacional. E o grau de perda auditiva foi determinado por categoria, idade e por tempo de exposição.Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Além disso, segundo pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, frentistas também podem sofrer perdas auditivas. De acordo com o estudo, os profissionais que atuam nos postos de combustível podem apresentar alterações na capacidade de ouvir altas frequências e prejuízos no reflexo muscular que protege o ouvido interno de ruídos altos. Saiba mais em Perdas auditivas afetam os frentistas.

 

Qual a importância dos exames auditivos?

Realizar exames com frequência é de grande importância para evitar que problemas mais graves se desenvolvam. Nesse sentido, a audiometria ocupacional possibilita identificar a perda auditiva ainda em seus estágios iniciais, tornando mais eficaz o seu tratamento.

A deficiência auditiva é uma doença de avanço lento, o que faz com que muitos só se deem conta que sua audição está comprometida em fases mais avançadas. Estima-se que, em média, pessoas com perda auditiva demorem cerca de sete anos para procurar ajuda!