Notícias


Como anda a sua saúde auditiva?

08/08/2019

A audição é um dos sentidos principais do corpo humano e exerce forte influência não só sob o aspecto físico, como também no psicológico, visto que pode atingir diretamente a autoestima, o relacionamento interpessoal e o desempenho dos pacientes na escola e no trabalho. Em geral, as causas mais comuns dos problemas auditivos estão relacionadas à hereditariedade, infecções e exposição demasiada a determinados ruídos. No entanto, também existem casos específicos em que a audição se torna mais frágil com o passar do tempo.

Para os idosos, por exemplo, a perda auditiva se manifesta de maneira natural como um fator do envelhecimento humano, mas engana-se quem pensa que esse problema atinge somente a terceira idade. Nos últimos anos a perda auditiva tem se tornado cada vez mais comum em pessoas jovens, inclusive em crianças e adolescentes. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, estima-se que 1,1 bilhão das pessoas entre 12 e 35 anos corre o risco de sofrer perda auditiva devido aos fatores citados anteriormente e ao uso de dispositivos de áudio pessoais em volume excessivo por períodos relativamente prolongados. 

Perda auditiva é a segunda maior doença crônica da atualidade

Em recente pesquisa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que a perda auditiva já é considerada a segunda maior doença crônica do mundo na atualidade, tendo como um dos fatores agravantes dessa estatística a poluição sonora (caracterizada pelo barulho do trânsito, obras, som alto etc.).

De acordo com especialistas, o barulho constante pode gerar estresse, dores de cabeça, ansiedade e irritabilidade, afetando diretamente a audição humana. Além disso, a poluição sonora também pode originar problemas como taquicardíaca, insônia, doenças cardiovasculares e aumento da pressão arterial. Apesar de ser um fator social que atinge a população como um todo, a poluição sonora pode afetar de maneira mais grave as pessoas que convivem diariamente com o barulho excessivo como, por exemplo, em seus locais de trabalho. 

Riscos à saúde auditiva no ambiente de trabalho

Um levantamento realizado pela Universidade Federal de Santa Maria alerta para os riscos à audição enfrentados pelos frentistas, pois o fato de estarem expostos diariamente ao barulho urbano e à poluição sonora pode causar alterações na capacidade de ouvir altas frequências, além de danos ao reflexo muscular, responsável por proteger o ouvido interno de ruídos altos.

A pesquisa também apontou outros ambientes cujos trabalhadores estão propensos a desenvolver problemas auditivos devido ao ruído ocupacional. São eles: o setor metalúrgico, setor calçadista, pessoas que trabalham com cerâmica, indústria cervejeira e os transportadores de carga. Por isso, é recomendado que o funcionário procure realizar exames auditivos com frequência para se certificar dos possíveis danos que o trabalho pode causar à sua audição.

Procure um especialista!

A Organização Mundial da Saúde estima que 1 a cada 10 pessoas terá perda auditiva até 2050. Um dos principais motivos apontados pela pesquisa é o barulho urbano, que além de afetar a saúde do indivíduo, também pode ser compreendido como um problema social. Estima-se que, se não houver nenhuma intervenção ou medida governamental para reverter esse cenário, em alguns anos a poluição sonora será a primeira causa da poluição do mundo.

Por isso, é importante ficar atento aos sintomas iniciais e se proteger das causas que propiciam o desenvolvimento dos problemas auditivos. A adoção de medidas simples, como diminuir o volume do fone de ouvido e evitar ambientes barulhentos, pode fazer uma grande diferença para a sua audição.

Além disso, o parecer de um profissional experiente pode ser decisivo para avaliar as suas condições auditivas e evitar que prejuízos se agravem. Com um serviço totalmente personalizado, o especialista poderá realizar um diagnóstico preciso, indicar o grau de necessidade de um aparelho auditivo e evitar que você seja surpreendido por situações repentinas, como a surdez súbita. Através do acompanhamento médico, sua saúde estará sempre protegida e você terá mais tranquilidade e qualidade de vida no cotidiano.

Entre em contato e agende uma avaliação!