Notícias


Atividades físicas com aparelho auditivo

16/12/2019

O número de pessoas que utilizam aparelhos auditivos vem se tornando cada vez maior, nos últimos anos. E apesar das inúmeras informações disponíveis na internet, muitas pessoas ainda se perguntam sobre o quanto este acessório influencia nas atividades cotidianas. Neste artigo, vamos falar sobre a prática de exercícios físicos com o aparelho auditivo. Vamos conferir?

Segurança para atividades ao ar livre

Há quem acredite que a prática de exercícios físicos não pode ser realizada com o uso do aparelho auditivo, pela possibilidade de causar danos ao aparelho. No entanto, ele é fundamental para garantir a segurança do paciente, principalmente em exercícios realizados ao ar livre, pois auxilia na atenção e cuidado do paciente ao movimentar-se em lugares públicos, proporcionando uma proteção maior para as atividades externas.

Saúde auditiva e saúde do corpo

Todo mundo sabe que o aparelho auditivo é um acessório que contribui para a reabilitação auditiva dos pacientes, promovendo benefícios para a sua mente, comunicação e relacionamento interpessoal. Mas, além disso, o aparelho também estimula os cuidados físicos e a própria autoestima dos seus usuários, contribuindo para a saúde e bem-estar geral dos pacientes. Por isso, o aparelho auditivo não pode ser compreendido como um empecilho para a prática das suas atividades. No entanto, é recomendado que o paciente tenha cautela na hora de escolher o esporte a ser realizado. Atividades como natação e hidroginástica, por exemplo, facilitam a exposição e contato com a água, podendo comprometer a qualidade do seu aparelho ou, até mesmo, provocar choques.

Escolha um aparelho adequado para a sua rotina

Durante a consulta com um especialista, é importante informar quais os tipos de atividades que você pretende praticar utilizando o aparelho. Desta forma, ele poderá indicar um equipamento que se adeque ao seu estilo de vida e à sua rotina e que ofereça maior proteção a você. Por exemplo, existem aparelhos com maior resistência a suor, impacto e à água, que permitem uma maior tranquilidade e segurança ao paciente para as suas atividades cotidianas.

Para os esportistas, vale lembrar que o suor excessivo ou outros líquidos quando em contato com o aparelho auditivo podem causar oxidação, comprometendo a durabilidade do equipamento, mesmo os mais resistentes à essas substâncias. Por isso, após a seleção, é importante realizar a revisão do aparelho com certa periodicidade e seguir sempre as indicações do fabricante para o cuidado e limpeza adequados ao aparelho, a fim de prolongar sua vida útil.

Procure a orientação de um especialista!

Como visto, existem inúmeras variáveis envolvendo o uso de aparelho auditivo durante a realização de atividades físicas, mas de forma geral, ele ajuda o paciente a se comunicar e se manter atento ao que está acontecendo à sua volta. Por essa razão, o risco de acidentes diminui, favorecendo a prática de um exercício seguro e com maior tranquilidade. Em todo caso, procure um especialista e esclareça suas dúvidas sobre o aparelho auditivo mais adequado para as suas necessidades. Além disso, ter um acompanhamento médico e realizar revisões frequentes no seu aparelho podem auxiliar para a eficiência do seu tratamento com o aparelho.