Notícias


Perda auditiva e direção

10/01/2020

Apesar de a perda auditiva ser um problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, muitos ainda desconhecem suas características e implicações no dia a dia dos pacientes. Uma dúvida bastante comum é sobre se a pessoas com perda auditiva podem ou não dirigir, tendo em vista a importância da audição no trânsito. E a resposta é sim. No entanto, existem alguns cuidados necessários durante esse processo. Confira no artigo de hoje!

CNH para pessoas com perda auditiva

Conforme a Resolução 168/2004 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e suas alterações, as pessoas com perda auditiva têm o direito de dirigir veículos automotores. No entanto, essa prerrogativa é garantida apenas para pessoas que tenham deficiência igual ou superior a 40 decibéis e para as categorias A e B de veículos automotores.

 

De maneira geral, entende-se que o principal sentido exigido para o ato de dirigir é a visão, portanto, pessoas com deficiência auditiva podem obter a CNH especial, com ou sem o auxílio de aparelhos ou prótese auditiva. A carteira de habilitação especial tem o mesmo valor que a comum, mas se difere da tradicional por possuir um campo de observações que indica as restrições que o motorista apresenta para dirigir. Essa informação é de suma importância para que as autoridades de segurança do trânsito saibam como agir em determinadas situações.

Quais os exames necessários?

No exame médico, é medida a acuidade auditiva dos pacientes por meio da prova de voz coloquial. Caso o paciente não seja aprovado nesse exame, o médico responsável pode solicitar uma audiometria tonal aérea, que é o teste que mede o nível da redução auditiva. Quando a perda auditiva em um dos ouvidos é igual ou maior que 40 decibéis, o paciente precisa realizar uma audiometria para receber a CNH.

Após a aprovação no exame, a pessoa pode fazer sua matrícula em uma autoescola especializada em deficientes auditivos. Apesar da aparente dificuldade em encontrar essa assistência, no site do DETRAN, é possível acessar uma lista de escolas que contam com funcionários habilitados e que poderão oferecer toda a assistência necessária para o seu caso, durante o processo da CNH.

Fique atento à sua audição

Pacientes com perda auditiva de forma geral, necessitam do acompanhamento de um profissional capacitado. No caso de pacientes que dirigem, esse cuidado é ainda mais importante para obter todas as informações técnicas necessárias e realizar avaliações precisas de audição com frequência. Com o parecer médico, o paciente estará sempre atualizado sobre a sua saúde auditiva, garantindo assim uma experiência muito melhor no trânsito e nas demais atividades do seu dia a dia. Entre em contato e agende uma avaliação!