Logo Instituto Ouvir Branco

O processo auditivo tem início quando suas orelhas captam os sons, mas a dificuldade de entender esses sons ocorre no cérebro.

Ambos os ouvidos trabalham em conjunto para captar os sons ao seu redor.  

Dentro dos ouvidos, esses sons são convertidos em impulsos nervosos.  

O impulso nervoso viaja até o cérebro e é analisado pelos diferentes centros cerebrais.  

Seu cérebro dá sentido aos sons ao relacioná-los com os sons arquivados em sua memória.

Quando seu cérebro recebe a informação sonora das orelhas, ele desempenha quatro funções cognitivas para dar significado aos sons: Orientar, separar, focar e reconhecer
Esse trabalho acontece muito rapidamente, de forma constante e simultânea. BrainHearing é um conjunto de tecnologias projetadas para dar suporte ao cérebro para realizar essas quatro funções básicas envolvidas em dar sentido aos sons.

– Orientar: Manter a orientação ao seu redor. Seu cérebro trabalha para determinar de onde os diferentes sons estão vindo. Isso requer acesso a ambas as orelhas e a todos os sons ao seu redor.

– Separar: Seu cérebro constantemente separa sons diferentes uns dos outros para determinar o que é mais importante. Por exemplo, ele separa a fala do ruído de fundo durante as conversas.

– Focar: O cérebro trabalha para se concentrar e focar, determinando quais sons são importantes. Isso requer acesso contínuo a todos os sons provenientes de ambas as orelhas, especialmente em ambientes auditivos complexos.

– Reconhecer: O cérebro trabalha para reconhecer os sons que ouve. Quanto menos energia você gasta nessa função, menos cansado se sentirá e mais apto estará a lembrar-se melhor das conversas.

O processo auditivo é fascinante e envolve muito mais do que simplesmente ouvir. Cuidar da sua audição é essencial para que o cérebro continue desempenhando bem essas funções!