Logo Instituto Ouvir Branco

Como consequência natural do envelhecimento humano, a perda auditiva costuma ocorrer a partir dos 40 anos de idade e se agrava com o passar do tempo. No entanto, atualmente, existem inúmeros outros fatores que também podem favorecer a manifestação desse problema, afetando diferentes faixas etárias em intensidades também diversas.

Com a eminência da doença, muitas informações sobre a perda auditiva são compartilhadas e reproduzidas pela internet, no entanto, elas nem sempre são verídicas. Por isso, separamos algumas informações sobre o assunto para ajudar você a diferenciar o que é mito e o que é verdade. Confira!

– Ouvir música em volume excessivo pode causar perda auditiva

VERDADE! Quando o volume excede 85 decibéis, é possível que as células sensoriais auditivas sejam prejudicadas, resultando na perda auditiva. Isso também vale para pessoas que trabalham em ambientes ruidosos, para os quais é indicado o uso de protetores auriculares.

– A perda auditiva afeta somente pessoas idosas

MITO! Aspectos como a predisposição genética, doenças e infecções, exposição excessiva a ruídos altos e efeitos de toxinas também podem originar a perda da audição. Portanto, pessoas de qualquer faixa etária podem ser afetadas pela doença.

– O zumbido no ouvido pode ser um sinal de perda auditiva

VERDADE! Para compensar a dificuldade na capacidade de ouvir, o cérebro realiza um esforço excessivo, que pode causar zumbidos no ouvido do paciente. No entanto, é indicada sempre a realização de um exame de audiometria para que a origem do zumbido seja identificada.

– O aparelho auditivo é indicado somente para perda auditiva severa

MITO! O paciente que for diagnosticado com perda auditiva de qualquer intensidade (leve, moderada ou severa) pode fazer uso dos aparelhos auditivos. No entanto, é importante sempre consultar um especialista para escolher o equipamento correto para o seu caso.

– Infecção no ouvido pode causar perda auditiva

VERDADE! As infecções, também chamadas de “otites” podem contribuir para a perda auditiva, caso ocorram de maneira frequente e não recebam os cuidados necessários para o seu tratamento. O cuidado deve ser redobrado com as crianças, principalmente no período de verão, onde a frequência em piscinas e praias é maior, facilitando o acúmulo de água ou umidade no ouvido.

– A perda auditiva não tem solução

MITO! Com o avanço das tecnologias dos aparelhos auditivos e o acompanhamento de um bom profissional, é possível tratar a perda auditiva de diferentes intensidades e obter a reabilitação da audição de maneira eficaz.

– Medicamentos podem prejudicar a audição

VERDADE! Existem inúmeros tipos de medicamentos que podem causar danos para a sua audição, sendo necessário buscar a orientação de um especialista para obter maiores esclarecimentos e proteger a sua saúde de maneira eficaz.

Faça uma visita ao Instituto Ouvir

Agora que você conhece alguns dos mitos e verdades sobre a perda auditiva, vale lembrar que cada paciente é único e que a doença pode se manifestar com sintomas e intensidades diferentes para cada pessoa. Por isso, é necessário realizar exames com frequência, buscar sempre por fontes confiáveis para se manter informado sobre o assunto e não hesitar em procurar a ajuda de um bom especialista.

O Instituto Ouvir está a disposição para atender você e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a perda auditiva. Não espere pela manifestação dos sintomas, agende sua consulta e proteja sua audição. O diagnóstico precoce contribui para a eficiência do tratamento com o uso de aparelhos auditivos. Entre em contato e saiba mais!